domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão Individual - Ana Teresa

No âmbito desta unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi-nos solicitada pelos docentes uma reflexão individual sobre o nosso percurso enquanto discentes desta UC.

No início deste 1.º semestre do 3.º ano as minhas expectativas relativamente a esta UC não eram muito altas uma vez que pensei que fosse bastante semelhante a Expressões e Tecnologias (UC do 2.º ano). Deste modo, achava que os temas a trabalhar e a desenvolver fossem parecidos, mas enganei-me. Também não tinha a ideia de que haveriam aulas teóricas o que, inicialmente, me fez confusão. Aquando o começo das aulas apercebi-me de que nada era como tinha pensado, o que me surpreendeu pela positiva. Uma UC deste caráter é de facto bastante importante no plano de estudos deste curso. As aulas teóricas com o professor Tiago que nos fizeram pensar e refletir acerca das práticas atuais em sala de aula utilizando as novas tecnologias e as aulas da professora Maria do Rosário onde tivemos oportunidade de explorar e conhecer novas ferramentas que poderão ser adotadas e utilizadas na prática profissional.

Relativamente à minha formação pessoal, académica e profissional, esta unidade curricular veio contribuir de um modo bastante positivo na medida em que me proporcionou o acesso a ferramentas pedagógicas e didáticas disponíveis online, como por exemplo o Tux Paint e o Strip Generator. Estas aliadas ao ensino da Língua Portuguesa (e de outras disciplinas também) podem ser bastante benéficas para as crianças/alunos. É sabido que a geração de hoje em dia é assumidamente “tecnológica” por isso, cabe-nos enquanto futuras educadoras e professoras adotar novas estratégias e métodos de ensino diversificados de maneira a motivar as crianças/alunos.

Além da exploração de ferramentas e recursos online, esta UC também me permitiu desenvolver mais a capacidade de reflexão, o que é extremamente fundamental. O facto de nos terem sido solicitadas reflexões sobre temas como a integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem ou a segurança na Internet fez-nos de facto pensar de maneira diferente sobre estes assuntos como nunca se tinha pensado.

A atividade mais prazerosa e significativa para mim enquanto discente foi claramente a última, a construção de um filme no Photo Story que implicou a criação da história, dos cenários e a gravação das falas. Este programa é de fácil utilização não só por parte de nós, adultos, mas também das crianças. A minha sobrinha que foi a narradora da história do nosso filme compreendeu rapidamente como funcionava o programa. Por outro lado, para nós enquanto discentes talvez pudéssemos adotar outro programa para o mesmo propósito que nos permitisse ter um leque de opções mais alargado. Ainda assim foi uma atividade desafiante que me deixou a mim e à minha colega Marlene bastante contentes.

Para concluir, saliento o bom funcionamento das aulas e a boa interação entre os docentes e discentes. Todas as atividades que nos foram propostas assumiram um papel importante no que diz respeito à construção da nossa identidade enquanto futuras profissionais.

Ana Teresa Barros
140142019

Sem comentários:

Enviar um comentário