domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão final- Marlene Mendes

Logo











Licenciatura em Educação Básica
U.C.: Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Docentes: Maria do Rosário Rodrigues
Tiago Falcoeiras
Ano letivo 2016/2017



Reflexão final



Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação é uma UC diferente de muitas outras. Com o intuito de mostrar o poder pedagógico que as TIC adquirem junto das crianças, nomeadamente no estudo da língua portuguesa,  a última é composta por dois momentos distintos: um momento de conteúdos teóricos dado pelo professor Tiago Falcoeira e outro com conteúdos com teor mais prático lecionado pela professora Maria do Rosário Rodrigues.
Quanto às minhas expetativas em relação à disciplina devo confessar que não eram muito elevadas, no sentido de esperar esta fosse muito parecida com uma outra UC com que nos deparámos no 2º da licenciatura, ET. Não demorou muito tempo para me aperceber que apesar de muito parecidas a nível de conteúdos práticos estas eram diferentes uma vez que senti que o objetivo principal da primeira consistia na apresentação das ferramentas às alunas e a segunda, LPTIC, tinha como objetivo consolidar o nosso conhecimento desses auxiliares e demonstrar-nos o modo de como estas nos irão ajudar enquanto profissionais junto das crianças. É importante salientar o facto de que nesta UC também me foram apresentadas ferramentas até então desconhecidas. Os encontros com o professor Tiago Falcoeiras foram úteis para ficarmos a conhecer alguns conceitos específicos sobre as Tecnologias da informação e comunicação. Já o momento prático, dado pela professora, revelou-se pertinente pois aumentou o meu leque de opções no que diz respeito a ferramentas disponíveis online possíveis de serem trabalhadas com as crianças. Hoje em dia as crianças começam a ter contacto com as tecnologias desde cedo e isso não é segredo para ninguém. No entanto, muitas das vezes as pessoas que trabalham da área da educação há algum tempo sentem-se intimidadas quando percebem que os mais novos dominam tudo o que é tecnológico ao contrário delas. Posto isto, e como futura profissional, considero que é indispensável ir ao encontro do que cativa as crianças de modo a mantê-las motivadas e interessadas. Considero que muitos professores não abdicam das suas estratégias (muitas vezes com 20 anos de uso) e não fazem qualquer esforço para se atualizarem e tentarem conhecer novos métodos de ensino por não sentirem qualquer necessidade ou talvez por temerem o poder das tecnologias. Quanto ao contributo da disciplina para a minha formação pessoal, posso dizer que, apesar de me considerar uma pessoa despachada no campo das tecnologias, esta me deu a conhecer ferramentas que até então não conhecia como por exemplo a plataforma para criar uma banda desenhada e o uso das “timiline”. A nível académico, a UC permitiu-me aperfeiçoar por exemplo uma lacuna que tinha na criação bibliografias.
Esta unidade curricular permitiu-me perceber a facilidade de como algumas ferramentas tecnológicas adquirem um valor pedagógico e a que mais me surpreendeu foi de facto a história criada no “PhotoStory”. A ferramenta em si não me surpreendeu mas o facto de termos de criar uma história e realizarmos a apresentação com a ajuda das crianças revelou-se num conteúdo muito interessante que decerto irei adaptar para outras ocasiões.
O aspeto que menos gostei ou que acho que possa ser alterado é o uso do “PhotoStory” para a criação da história. Acho que esta ferramenta está um pouco ultrapassada e poderia ser substituída pelo “Movie maker”. No entanto fiquei esclarecida com a explicação que a professora me deu quanto à decisão de utilizar o photostory uma vez que se revela mais simples para as crianças. Apesar disto a professora mostrou-se flexível e agradeceu a sugestão.
Em suma, faço um balanço positivo acerca desta UC e percebo o porquê de estar integrada no 3º ano de Licenciatura em Educação Básica. Apelo que as atividades realizadas neste semestre se mantenham uma vez que, sem ser a sugestão quanto à utilização do “PhotoStory”, não tenho quaisquer críticas a fazer.




Discente: Marlene Mendes
3.º ano Turma B
  

Sem comentários:

Enviar um comentário