U.C.: Língua Portuguesa e Tecnologias de
Informação e Comunicação
Docentes: Maria do Rosário Rodrigues
Tiago Falcoeiras
Ano letivo 2016/2017
Reflexão final
Língua
Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação é uma UC diferente de
muitas outras. Com o intuito de mostrar o poder pedagógico que as TIC adquirem
junto das crianças, nomeadamente no estudo da língua portuguesa, a última é composta por dois momentos
distintos: um momento de conteúdos teóricos dado pelo professor Tiago Falcoeira
e outro com conteúdos com teor mais prático lecionado pela professora Maria do
Rosário Rodrigues.
Quanto
às minhas expetativas em relação à disciplina devo confessar que não eram muito
elevadas, no sentido de esperar esta fosse muito parecida com uma outra UC com
que nos deparámos no 2º da licenciatura, ET. Não demorou muito tempo para me
aperceber que apesar de muito parecidas a nível de conteúdos práticos estas
eram diferentes uma vez que senti que o objetivo principal da primeira
consistia na apresentação das ferramentas às alunas e a segunda, LPTIC, tinha
como objetivo consolidar o nosso conhecimento desses auxiliares e demonstrar-nos
o modo de como estas nos irão ajudar enquanto profissionais junto das crianças. É importante salientar o facto de que nesta UC também me foram apresentadas
ferramentas até então desconhecidas. Os encontros com o professor Tiago
Falcoeiras foram úteis para ficarmos a conhecer alguns conceitos específicos
sobre as Tecnologias da informação e comunicação. Já o momento prático, dado
pela professora, revelou-se pertinente pois aumentou o meu leque de opções no
que diz respeito a ferramentas disponíveis online possíveis de serem
trabalhadas com as crianças. Hoje em dia as crianças começam a ter contacto com
as tecnologias desde cedo e isso não é segredo para ninguém. No entanto, muitas
das vezes as pessoas que trabalham da área da educação há algum tempo sentem-se
intimidadas quando percebem que os mais novos dominam tudo o que é tecnológico
ao contrário delas. Posto isto, e como futura profissional, considero que é
indispensável ir ao encontro do que cativa as crianças de modo a mantê-las
motivadas e interessadas. Considero que muitos professores não abdicam das suas
estratégias (muitas vezes com 20 anos de uso) e não fazem qualquer esforço para
se atualizarem e tentarem conhecer novos métodos de ensino por não sentirem qualquer
necessidade ou talvez por temerem o poder das tecnologias. Quanto ao contributo
da disciplina para a minha formação pessoal, posso dizer que, apesar de me
considerar uma pessoa despachada no campo das tecnologias, esta me deu a
conhecer ferramentas que até então não conhecia como por exemplo a plataforma
para criar uma banda desenhada e o uso das “timiline”. A nível académico, a UC
permitiu-me aperfeiçoar por exemplo uma lacuna que tinha na criação
bibliografias.
Esta
unidade curricular permitiu-me perceber a facilidade de como algumas
ferramentas tecnológicas adquirem um valor pedagógico e a que mais me
surpreendeu foi de facto a história criada no “PhotoStory”. A ferramenta em si
não me surpreendeu mas o facto de termos de criar uma história e realizarmos a
apresentação com a ajuda das crianças revelou-se num conteúdo muito
interessante que decerto irei adaptar para outras ocasiões.
O
aspeto que menos gostei ou que acho que possa ser alterado é o uso do “PhotoStory”
para a criação da história. Acho que esta ferramenta está um pouco ultrapassada
e poderia ser substituída pelo “Movie maker”. No entanto fiquei esclarecida com
a explicação que a professora me deu quanto à decisão de utilizar o photostory
uma vez que se revela mais simples para as crianças. Apesar disto a professora
mostrou-se flexível e agradeceu a sugestão.
Em
suma, faço um balanço positivo acerca desta UC e percebo o porquê de estar
integrada no 3º ano de Licenciatura em Educação Básica. Apelo que as atividades
realizadas neste semestre se mantenham uma vez que, sem ser a sugestão quanto à
utilização do “PhotoStory”, não tenho quaisquer críticas a fazer.
Discente: Marlene Mendes
3.º ano Turma B
Sem comentários:
Enviar um comentário