segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Atividade com a televisão

Ruca - A Festa de Natal do infantário



A emissão televisiva escolhida pelo grupo foi a série do Ruca e é adequada para crianças do pré-escolar com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Esta série teve origem no Canadá em 1997 e o seu nome original é Caillou. Desde que foi adaptada para português e chegou às nossas televisões, esta série tem feito as delicias dos mais novos. Mesmo que já tenha algum tempo ainda faz parte do quotidiano atual. Foi e continua a ser transmitida no Canal Panda e cada episódio tem cerca de dez minutos, no máximo. O episódio escolhido foi "A Festa de Natal do infantário" e tem à volta de sete minutos. 
O Ruca é um menino de quatro anos bastante aventureiro que gosta de descobrir e explorar o mundo que o rodeia. Para as suas aventuras, o Ruca conta com a sua família (o pai, a mãe, a irmã Rosita, a avó, o avô e o seu gato de estimação, o Riscas) e com os seus melhores amigos (Luís, Clementina e Sara). Cada episódio é uma nova aventura com imensas surpresas. 
Todas estas histórias ajudam as crianças que assistem à série a resolver problemas do dia a dia e a entender melhor o meio que os rodeia. São episódios bastante educativos que ajudam nos vários níveis do desenvolvimento infantil. 

Entre as várias potencialidades desta série iremos destacar apenas aquelas que se referem ao ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, recorrendo às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016). Assim sendo, as aprendizagens que podem ser promovidas são:

 Comunicação Oral

 - Compreensão de mensagens orais em situações diversas da comunicação;
 - Utilização da linguagem oral em contexto, conseguindo comunicar eficazmente de modo adequado à situação.

Consciência linguística

 - Identificação de palavras diferentes numa frase;

Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto

 - Utilização da leitura e da escrita com diferentes funcionalidades nas atividades, rotinas e interações com os outros;

Identificação de convenções da escrita

 - Reconhecimento das letras e perceção da sua organização em palavras;


Adaptado de Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016, p.76)

Atividade Escrita
Através do visionamento deste episódio a educadora pode fornecer a cada criança uma folha onde se encontra um desenho incompleto alusivo ao Natal ou às personagens da série. Esse desenho terá um conjunto de pontos que em vez de estarem identificados com algarismos, estão identificados através das letras do alfabeto. As crianças para completar o desenho terão que ligar todos os pontos até obterem a imagem final. Para auxiliar neste processo, a educadora pode expor na sala um quadro ou uma faixa com as letras do alfabeto, de modo a que as crianças tenham contacto com as letras e para que seja mais fácil ligarem as letras pela ordem correta, neste caso, a ordem do alfabeto (a, b, c, d…). No fim, pode propor-se às crianças que pintem o desenho livremente. 

Atividade Oral
Esta atividade pode ser feita na época em que nos encontramos, o Natal. A educadora pode sugerir ao grupo que façam a mesma atividade que viram na série, o jogo das apresentações. Consiste em cada criança levar um objeto alusivo ao Natal que considerassem importante e cada um apresentava o seu objeto e partilhava com o grupo como era passado o seu Natal. Deste modo as crianças desenvolvem a sua capacidade comunicativa e o respeito pelo outro (respeitar o colega que estiver a falar, esperar pela sua vez...). A partilha de experiências diferenciadas também proporciona às crianças o contacto com diferentes hábitos e muitas vezes, diferentes culturas. 

Referências
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. (2016). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.


Ana Teresa Barros
Marlene Mendes

Utilização das Timelines

Foi-nos proposto pela docente desta unidade curricular que pesquisássemos ferramentas online que nos permitissem elaborar uma Timeline. Assim sendo encontrámos algumas opções de acesso gratuito que podem ser facilmente utilizadas, como por exemplo a TimelineCapzles e Scrible. Como exemplo, criámos um friso na Timeline com os trabalhos realizados ao longo do semeste nesta UC (imagem abaixo).

Esta ferramenta é uma mais valia tanto em contexto de jardim de infância como em contexto de sala de aula (1.º, 2.º e 3.º ciclos) seja para assinalar datas festivas (Natal, Páscoa..), aniversários dos colegas, visitas de estudo, atividades escolares (fichas de avaliação, trabalhos, etc.), frisos cronológicos, entre outros.




quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Concurso "Conta-nos uma história!"

Resultado de imagem para conta-nos uma história



Este concurso teve início no ano letivo 2009/2010 através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE).
No fundo pretende-se que as crianças criem uma história, com base numa obra proposta anteriormente pelo (a) educador(a)/professor(a). Estas atividades podem ser levadas a concurso em formato áudio ou vídeo.
Para concorrer é necessário fornecer os dados da escola, do educador/professor e da turma. Pode fazer a inscrição aqui e consultar o regulamento nesta página. Existe também a possibilidade de acessar aos Recursos Pedagógicos e Técnicos disponibilizados. 

Através da participação neste concurso, espera-se que as crianças desenvolvam as suas capacidades em três domínios distintos: expressão plástica, jogos de expressão e expressão escrita. No domínio da expressão escrita podem recriar e compor novas histórias e transcrever e ilustrar as suas histórias preferidas. Com estas atividades é possível promover a leitura, a criatividade e a utilização de recursos educativos diferenciados.